sexta-feira, 15 de abril de 2011

EXANTEMA SÚBITO =s

Nome de doença sinistra!

Mas não é!

Vou escrever esse post só pra ajudar alguma mãe que um dia ouvir que seu filho tem RUBÉOLA :s
Rubéola não é uma doença terrível, não derruba ninguém e se trata sozinha, porém assusta qualquer mãe.

Então,
existe essa doença, a tal da Exantema Súbito, que é bem parecida com a rubéola mas é bem mais mansa, passa em uma semana e não traz sofrimento algum à criança.
Elas são bem semelhantes, pintinhas espalhadas pelo corpo, febre alta na fase inicial e ínguas nos linfos.

O exantema apresenta apenas estes sintomas. Já a rubéola cria bolinhas internas bem na nuca, no pézinho do cabelo, várias delas e enche de bolinhas a língua.

Sabe, ontem a tia da escolinha me ligou 14h da tarde me chamando pra pegar o Henrique pois ele estava com rubéola. Quase morri, pois ele passou por 4 dias de febre e eu me contentei com um diagnóstico im-be-cil da tiazinha da emergência do Nsa. Senhora das Graças (eles sempre diagnosticam como resfriado ¬¬). Logo pensei "meudeus meu filho tá sofrendo dessa doença, vai morrer ou ficar paralítico e eu não dei o mínimo cuidado", mãe ignorante de primeira viagem hahaha. Enfim, dei meus pulos no serviço, empurrei uma coisa pra cá, outra pra lá e fui correndo levar o bichinho na pediatra dele (que eu liguei implorando pra me encaixar numa consulta). Chegamos lá, eu já com lágrima nos olhos pra falar o que tava acontecendo e a Dra Ana Paula tão queridinha deu aquela quebradinha de pescoço, sabe aquela de expressão de carinho, e me deu um sorrisinho e pediu pra examinar o pequeno. Viu tudo e me disse tão meiga, tão sabida " isso é exantema súbito, é viral, ele não tá sofrendo e em uma semana passa", depois me mostrou um livro muito do esperto e me explicou tudo e mais um pouco... Ai que amor, fui pra casa feliz!

Tem mais detalhado aqui http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?193

Isso vai acontecer por mais uns 20 anos, por vários motivos: uma tia velha vai dizer que seu filho tá com uma doença catastrófica que o filho, o vizinho, o papagaio do primo,  o ajudante de pedreiro, etc., teve. Escute e vá no médico de confiança averiguar.

OBS.: no ambulatório de emergência dificilmente vão diagnosticar algo mais complexo.
Se vc for pelo SUS, piorou...


É isso.

Beijos, atóroun.

5 comentários:

  1. Nossa Carol, eu não sabia disso!!
    Agente pensa logo no pior né, mas que bom que logo o Henrique estará melhor...
    bjos

    ResponderExcluir
  2. Carol do céu!
    Abençoados blogs de mãezinhas como eu!
    É dessas coisas que uma mãe morre do coração, menina!
    Melhoras pro lindão!!!
    Beijoo

    ResponderExcluir
  3. miga, e o Henrique tá melhor??
    olha, te mandei e-mail pela OI, estou maluquinha com os preparativos, responde pelo do yahoo porque o da oi tá fora do ar agora, meu e-mail: jacqueline_fayao@yahoo.com.br
    e me manda seu e-mail denovo...bjos brigadinha, num te encho mais o saco...rs

    ResponderExcluir
  4. Menina,imagino o susto,Deus me livre,é isso que mata mesmo uma mãe do coração..O importante é que ele tah bem né??Bjs

    ResponderExcluir
  5. Olá passei pra conhecer seu blog!
    Já tinha lido certa vez sobre isso, mas quando é com a gente, nossa deve dar um desespero né?
    Parabéns pelo principe!
    bjo

    ResponderExcluir