sábado, 29 de maio de 2010

Engravidei? e aí?

Ficar feia? A Cláudia Leitte se recup....blá...blá....
Penso que não deva ser só eu que tive medo de ficar horrorosa depois de ganhar neném. Realmente, muita coisa mudou quando engravidei. Primeiro que comi como uma pessoa de Lost que volta pra cidade, segundo que não cuidei da minha pele como as gestantes devem cuidar. Protetor solar SEMPRE e cuidar com a alimentação, muito mais pra nutrição do bebê, mas também pelo fator que muito das suas vitaminas estão indo pra ele(a).
Meu cabelo e minha pele ficaram terríveis. Estão até hoje, mas é só questão de esforço. Ontem mesmo fui ao dermatologista louca pra conseguir uma receita de ácido retinóico, que diz que é maaara, mas baammm, quem está amamentando não poooode pois passa pelo leite. Então ele me passou um gel esfoliante pra passar todos os dias à noite e quanto ao cabelo, é hidratação mesmo!
Tem também as estrias. Quem tem que ter, tem mesmo, não adianta. O que podemos é amenizar o aparecimento, cuidando muito, passando duas vezes ou mais óleos e cremes hidratantes mesmo, e água, muita água. Minha mãe e minha vó não têm nadica de estrias mas eu...pfff. Nos seios apareceram logo no 4º mês, mas agoram já são imperceptíveis. Mas no quadril e nas coxas é que o bicho pegou, porque eu engordei muito - 18kg - sem contar que meu fiote era meio grandinho, nasceu com 50cm e 3,440kg.
Segundo o derm., ácido retinóico é muito bom para o tratamento das estrias também, mas como não é permitido, há a carboxiterapia. Mas meldeus, dói pra caramba e é caro!
Hoje, depois de 4 meses após o parto, eu ja recuperei meu peso normal, mas a mamãe fica um pouco sem o tônus muscular e sem a rigidez da pele de antes. Muito pelo período de cuidado, principalmente quem fez cesárea e também por estar dedicada aos cuidados do baby. Pelo que percebi por aí, a partir do 7º mês a mamãe volta mesmo ao que era e com 1 ano já esta tchutchuquinha e melhor hein!

Humor e libido
Resumindo, fiquei triste e irritada demais.
Adorei a notícia da gravidez, não aguentava de ansiedade de ver meu pequeno, mas essa chuva de hormônios acabou comigo. Odiei todos, meus pais, meu irmão, meu namorado, o pessoal da agência então, pfff...
E fiquei na maior deprê porque o que mais se lê por aí sobre a vida sexual da gestante é que ela quer, quer, quer e quer mais transar, transar, transar toda hora. Ahhh que mentira, eu não quis é nada! Pensava que eu tava doida, pois eu não queria e era pra querer? Bobagem, cada uma é diferente. A diferença é que ninguém, nem meu médico me contou isso.
Mas cara, engraçado. Depois do parto, sim, horas depois do parto, tudo melhorou, tudo era lindo. Acredito que por tamanha felicidade de ver o meeeeuuu serzinho e também que eu não estava mais sendo bombardeada com esses hormônios chatos.
Depressão pós-parto é algo a ser levado em conta. Eu não tive, mas entendo completamente quem apresenta esse quadro.
A mãe de primeira viagem não confia em si. Sempre está se questionando se está fazendo certo, se está dando a dose certa de estímulo. Se está tendo leite suficiente, se está dando carinho de menos, enfim, nunca está fazendo tudo certo. E esse sentimento de incapacidade abala muito a mulher. Tem também a questão do corpo. A mamãe, inchadinha, chatinha, carinha de cansada e vendo na tv as mulheres ma-ra-vi-lho-sas do pânico, as coleguinhas do hulk, as mininhas do bbb. Relaxa! Daqui um pouco a gente chega lá, o negócio é curtir o filho nessa fase em que cada dia é uma descoberta.

Um comentário:

  1. Parabéns mamãe, é a mulher mais linda do mundo falando do nenêm mais lindo do mundo! Quando eu tiver alguma história dele, eu escrevo aqui também.
    beijo

    ResponderExcluir